Ingredientes:
- 800g de farinha de gluten;
- 3 iogurtes desnatado;
- 2 ovos (gema separada da clara);
- 2 pacotes de fermento seco para pão - 10 g cada;
- 1 cc de adoçante em pó para forno;
- sal a gosto
- Coloque a farinha de gluten em um recipiente grande o suficiente para que você possa sovar a massa do pão dentro.
- Acrescente o iogurte desnatado, misture.
- Acrescente o sal e o adoçante.
- Sove BASTANTE. Quanto mais você sovar, mais macio o pão irá ficar.
- Acrescente as duas claras e o fermento em pó e sove mais até a massa não ficar mais grudando em seus dedos.
- Coloque um saco plastico e um pano em cima e deixa a massa descansando por cerca de 30 minutos em algum local quentinho (forno desligado, microondas, armário);
- Depois de 30 minutos você irá perceber que a massa inchou.
- Em um local seco e limpo, despeje um pouco de farinha de glúten e coloque a massa para sovar mais um pouco (percebeu a importância dessa etapa né?).
- Separe a massa em quantos pedaços você achar interessante, por exemplo, com esses 800g eu fiz 1 pão grande (vide foto), 2 enrolados de presunto e queijo grandes (vide foto), 2 enrolados de presunto, queijo e orégano grandes cortados em rodelinhas e 5 pasteis de requeijão zero com orégano.
- Pão grande: unte uma forma, despeje a massa (não coloque muito, pois ele irá inchar), pincele com a gema do ovo (caso não tenha pincel, coloque com a mão) e leve ao forno 230ºc por cerca de 40 minutos (varia com o forno).
- Enrolados: com a ajuda de um rolo (ou garrafa) abra BEM a massa, deixando-a bem fininha. Adicione o presunto e queijo e enrole. Se for fazer para cortar, sugiro que enrole toda a massa para não correr risco de abrir durante no forno. Se for fazer o enrolado fechado, sugiro que enrole até sentir que a massa esta presinha. Pincele com a gema do ovo para dar uma cor bonita e leve ao forno a 180ºc por cerca de 40 minutos (ou menos, cuidado para não queimar a parte de baixo do pão e não se esqueça de untar a forma).
IMPORTANTE: Existe um limite semanal para consumo dessa farinha!!!
Consumo permitido segundo o site do Dukan em todas as fases no limite de 4cs/semana.
PS: Como esses pães não tem conservantes, sugiro que deixe o pão separado que você irá comer no dia e congele o resto. Eu tirei duas fatias e congelei todo o resto. Me indicaram a descongelar e colocar no air fryer com algumas gotinhas de água para manter a maciez, mas admito ainda não ter testado essa técnica. Pode levar ao forno novamente também, reza a lenda que fica crocante ;)
PS2: não congele ele cru!
Receita da Paty Light do youtube.
Confesso que nisso do pão sou um pouco preguiçosa... Acabo por ir à padaria comprar bolinhas de pão integral. Mas a minha dieta não é exactamente dukan, é baseada na dukan mas adaptada para a alimentação portuguesa :)
ResponderExcluirBeijinhos e boa continuação de dieta!
Nossa, muito bom.. vou fazer e congelar para testar
ResponderExcluirGente... Fiz esse pãozinho ontem! Ele fica lindo, esteticamente parece de padaria, mas o que é essa textura? Por favor, parece uma esponja, uma borracha... mastiga, mastiga e não vai...
ResponderExcluir